domingo, 16 de agosto de 2009

energia elêtrica


Energia elétrica (português brasileiro) ou Energia eléctrica (português europeu) é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservação da energia.
É uma das formas de energia que o homem mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões.
A energia elétrica é obtida principalmente através de termoelétricas, usinas hidroelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares.


Geração de eletricidade
Ver artigo principal: Geração de eletricidade
A geração de energia elétrica se leva a cabo mediante diferentes tecnologias. As principais aproveitam um movimento rotatório para gerar corrente alternada em um alternador. O movimento rotatório pode provir de uma fonte de energia mecânica direta, como a corrente de uma queda d'água ou o vento, ou de um ciclo termodinâmico.
Em um ciclo termodinâmico se esquenta um fluido e se consegue com que realize um circuito no qual move um motor ou uma turbina. O calor deste processo se obtém mediante a queima de combustíveis fósseis, as reações nucleares ou outros processos, como o calor proveniente do interior da Terra ou o calor do Sol.
A geração de energia elétrica é uma atividade humana básica já que está diretamente relacionada com os requerimentos primários do homem. Todas as formas de utilização das fontes de energia, tanto as convencionais como as denominadas alternativas ou não convencionais, agridem em maior ou menor medida o nosso meio ambiente.

Transporte de energia elétrica
Ver artigo principal: Transmissão de energia elétrica
É o segmento responsável pelo transporte de energia elétrica desde as unidades de geração até os grandes centros de consumo. A atividade também pode ser dividida em operação e expansão. Exemplos: Cabos e outros condutores. Que formam as linhas de transmissão.

Distribuição de energia eléctrica
Ver artigo principal: Distribuição de energia elétrica

Caixas de distribuição de energia em Belo Horizonte.
A rede de distribuição de energia elétrica é uma etapa do sistema de distribuição elétrica que é responsabilidade das companhias distribuidoras de eletricidade.
A rede de distribuição propriamente dita , opera com tensões na classe de 15 KV normalmente com 13800volts.
Esta rede cobre a superfície dos grandes centros de consumo (população, grandes indústria, etc.) unindo as subestações com os transformadores de distribuição , sendo este o ultimo estágio de redução de tensão , as tensões ao sair destes transformadores trabalham com tensões de (127/220 ou 220/380). Os estabelecimentos grandes como: prédios, lojas e mercados consomem mais eletricidade, e necessitam de transformadores mais fortes de 70kw, 100kw, 150kw e tambem só para eles normalmente a tensão é distribuida em 380volts. Casas e estabelecimentos menores tem um transformador para determinado bairro ou rua, sendo que os transformadores são mais fracos normalmente com 30kw, 50kw, 70kw e a tensão é distribuida em 220volts. Todo o sistema de distribuição é protegido por fusíveis, em caso de curto a rede é desligada.[1]



Meios de produção
A electricidade pode ser produzida em grandes quantidades a partir de diversas fontes. Segue-se uma tabela que indica diversas origens e fontes de energia, o equipamento utilizado para a produção, e alguns links adicionais relacionados.
Origem
Fonte
Equipamento
Veja também
calor
reação nuclear
central nuclear
energia nuclear, lixo nuclear
nascentes hidrotermais
central geotérmica
energia geotérmica
queima de resíduos
incinerador
central de biomassa, reciclagem
queima de outros tipos de combustível
central termoeléctrica
carvão, efeito de estufa
luz
sol
célula fotoeléctrica
fotovoltaica, energia solar, painel solar, painel fotovoltaico
movimento
vento
aerogerador
energia eólica, central eólica
motor
gerador
energia mecânica, energia cinética, movimento perpétuo
ondas do mar
central talassomotriz
energia maremotriz
peso
maré
central talassomotriz
gravidade, energia potencial gravítica, usina maremotriz'
água dos rios
turbina hidráulica
central hidroeléctrica, barragem, PCH ou mini-hídrica
química
reacções químicas
célula electrolítica
pilha, Alessandro Volta, oxidação/redução, química física

Nenhum comentário:

Postar um comentário