domingo, 16 de agosto de 2009

lentes


Lentes são instrumentos de ampla utilização, cuja intenção é desviar raios de luz. Sua forma e seu índice de refração determinarão o comportamento desta, que, em geral, é apenas determinado por seu formato, pois seu índice de refração, na grande maioria dos casos, é maior do que o ar - ambiente em que a lente geralmente está imersa.
Para lentes biconvexas, plano-convexas ou côncava-convexas o comportamento da luz será de convergência, portanto, estas lentes são nomeadas de "convergentes" ou "lentes de bordas finas ou delgadas"
Para lentes bicôncavas, plano côncavas ou convexo-côncavas, o comportamento da luz será de divergência, portanto, estas lentes são nomeadas de "divergentes" ou "lentes de bordas grossas ou espessas"
Caso a lente esteja imersa em um ambiente cujo índice de refração é maior que o seu próprio, o comportamento será o inverso, ou seja: lentes divergentes convergirão os raios de luz, e lentes convergentes divergirão os raios de luz.
Estes instrumentos possuem enormes aplicações no cotidiano. Doenças visuais como hipermetropia e miopia são anuladas pelo uso de lentes específicas.

Estudo Analítico
Referencial de Gauss: o eixo das abscissas tem a mesma direção do EP (eixo principal) e sentido contrário da luz incidente para objetos e a favor da luz incidente para imagens.
1 - p é a distância do objeto ao vértice (abscissa do objeto) e p1 a distância da imagem ao vértice (abscissa da imagem), então se:
p > 0..Objeto Real
p1 > 0..Imagem Real
p1 <>0, R>0
Lente divergente.... f<0, id="Erros_refrativos" name="Erros_refrativos">
Erros refrativos
Hipermetropia geralmente é causada por um leve achatamento horizontal no globo ocular - tornando-o maior no eixo vertical. Portanto, imagens projetadas por objetos muito próximos, formar-se-ão atrás da retina. Este caso é corrigido com o uso de uma lente convergente, que "fechará" os raios de luz, trazendo a convergência da imagem em direção à frente do olho, formando-a corretamente em cima da retina.
Miopia, ao contrário de hipermetropia, é causada na maioria dos casos, por um achatamento vertical no globo ocular - tornando-o maior no eixo horizontal. Com isso, as imagens projetadas por objetos muito distantes convergir-se-ão antes da retina. Aqui, o uso de uma lente divergente faz-se necessário, para "abrir" os raios de luz, movendo o ponto de convergência luminosa mais em direção à retina, formando a imagem em cima desta.
Astigmatismo é um caso de irregularidade na córnea, causando imperfeição na propagação dos raios luminosos. Este caso é corrigido com um tipo diferente de lente, as CILÍNDRICAS.
Presbiopia, também conhecida como "visão cansada" ou "doença do braço curto", geralmente ataca pessoas acima dos quarenta (40) anos. A demasiada utilização do cristalino - lente convergente natural do olho - causa um endurecimento - ou "calcificação" - deste, impedindo uma adaptação perfeita das necessidades do olho à requisição do sistema nervoso. Neste caso, são utilizadas lentes multifocais, ou, em extremos, substituição do cristalino por uma lente de acrílico.
O "grau" da lente - corretamente nomeado de DIOPTRIA, ou DI - é conseguido através da diferença de curvatura da parte interna com sua parte externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário